Câncer é o nome geral dado a um conjunto de mais de 100 doenças, que têm em comum o crescimento desordenado de células, que tendem a invadir tecidos e órgãos vizinhos. O câncer se inicia quando as células de algum órgão ou tecido do corpo começam a crescer fora de controle.
O câncer do sistema nervoso central (SNC) representa cerca de 4% de todos os cânceres em adultos. No Brasil, estima-se que ocorram 12.000 novos casos por ano. É um câncer que resulta do crescimento anormal e descontrolado das células do tecido do cérebro, da medula espinal e das meninges. Os tumores que surgem originalmente no SNC são chamados de primários e podem afetar neurônios, as células da glia, micróglia e meninge.
Os sintomas mais comuns são:
· Dor de cabeça
· Crise convulsiva
· Náuseas e vômitos
· Sonolência
· Alterações na visão
· Alteração do comportamento
· Perda da força motora
· Desequilíbrio
A atuação da fisioterapia deve iniciar desde o diagnóstico, pois o indivíduo pode apresentar dor, diminuição de força muscular, alteração de sensibilidade, déficit de equilíbrio e coordenação. Além de proporcionar alívio dos sintomas o fisioterapeuta deve ter como objetivo manter o movimento articular e a força muscular.
Para isso, são realizados exercícios de alongamento, exercícios passivos e ativos, exercícios resistidos, exercícios para melhora do equilíbrio. A assistência ao paciente com tumor de SNC deve ser integral, com equipe multidisciplinar, com o foco na qualidade de vida durante todo o processo de tratamento.
Mariana Abrahão
Fisioterapeuta | Redatora em Saúde Vie Instituto
Comments