O desenvolvimento neuropsicomotor é um processo sequencial presente na vida de todos nós. Pode ser retratado como um acontecimento contínuo de mudanças no comportamento que estão relacionadas à idade cronológica do ser humano e à aquisição de habilidades motoras ao longo do tempo. A criança irá progredir de movimentos simples e desorganizados para movimentos mais complexos e organizados.
Durante o processo de desenvolvimento neuropsicomotor é comum que a criança acabe adotando várias posições enquanto brinca, sendo uma delas o sentar em “W”. O sentar em “W” refere-se à posição na qual a criança, quando sentada no chão, posiciona as pernas em formato de “W”. Para a criança, sentar nesta posição é realmente muito confortável, por conta de suas articulações serem mais móveis do que as articulações de um adulto, e ela consegue distribuir seu peso de uma forma mais confortável, não exigindo que haja ativação muscular, diferentemente de outras posições.
Ao adotar essa posição para brincar, a criança acaba não desenvolvendo e aprimorando o controle muscular, possuem dificuldade para realizar as rotações de tronco, transferências de peso laterais, as reações de proteção e acabam não trabalhando a dissociação das cinturas escapular e pélvica. Isto acaba sendo muito prejudicial para a criança, pois essas habilidades são de extrema necessidade para o desenvolvimento neuropsicomotor.
Caso a criança continue adotando essa posição de sentar em “W”, pode levar a problemas ortopédicos, tais como:
· Probabilidade de luxação de quadril;
· Aumenta as chances de torções, distensões e contraturas;
· Alterações no desenvolvimento manual;
· Alterações posturais;
· Alterações no desenvolvimento e no alinhamento ósseo;
· Diminuição da ativação muscular de tronco e quadril.
Mariana Abrahão
Fisioterapeuta | Redatora em Saúde Vie Instituto
Comments