Vocês sabiam que 1 a cada 1000 nascidos vivos podem nascer com mielomeningocele? A mielomeningocele é o nome dado a uma falha no fechamento do tubo neural (estrutura que origina a medula e cérebro no embrião), essa falha faz com que as raízes nervosas e as meninges fiquem expostas.
Essa má formação geralmente ocorre entre a 3º e a 5º semana de vida uterina. As causas da doença são desconhecidas, mas possui características multifatoriais sendo a deficiência de ácido fólico o fator mais importante para o desenvolvimento dos defeitos do tubo neural. É a malformação congênita mais complexa do SNC compatível com sobrevida prolongada, com maior gravidade e em 80% dos casos, o defeito é à nível lombar, porém está malformação pode acontecer ainda, à nível torácico, lombar alto, lombossacro e lombar baixo.
Crianças com mielomeningocele apresentam uma série de complicações em médio e longo prazo, complicações que podem ser: neurológicas, urológicas, ortopédicas, gastrointestinas, dermatológicas, endocrinológicas e alérgicas, e irão depender da localização da falha. Algumas manifestações são:
· Déficit motor e sensorial
· Alterações no padrão da marcha
· Fraqueza muscular
· Deformidades musculoesqueléticas
· Contraturas de quadril e joelho
A fisioterapia se faz presente no processo de reabilitação dessas crianças portadoras de mielomeningocele, contribuindo para o ganho de força muscular, prevenindo deformidades secundárias, atingir a posição ortostática e a marcha de forma mais independente possível. De acordo com a literatura, a intervenção fisioterapêutica deve-se iniciar o mais precocemente possível.
O tratamento fisioterapêutico tem uma grande importância na reabilitação funcional das crianças, promovendo de forma geral, um maior ganho funcional. Porém, a mielomeningocele é uma patologia que há a necessidade de uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de trazer uma melhor qualidade de vida para as crianças, sendo necessário também o apoio e cuidado da família.
Mariana Abrahão
Fisioterapeuta | Redatora em Saúde Vie Instituto
Comments