top of page
Buscar
Foto do escritorMariana Abrahao

Lesão do plexo braquial e sua reabilitação

A articulação do ombro é considerada a mais móvel do corpo humano. Ela realiza movimentos de flexão, extensão, rotação interna, rotação externa, adução e abdução, porém ela está muito mais suscetível a lesões devido à sua grande amplitude de movimento.


Qualquer alteração na cintura escapular afeta o restante do membro superior e assim altera a biomecânica dessas estruturas. O plexo braquial é um grupo de nervos (C5 a T1) localizados na região do pescoço que funcionam como “cabos” que ligam a medula espinhal e o cérebro ao membro superior. Eles controlam os músculos do ombro, cotovelo, punho e mão, além de proporcionar sensibilidade na extremidades.


Nas lesões do plexo braquial, as quais podem ser de origem neonatal ou traumática, ocorre o comprometimento das fibras nervosas alterando a funcionalidade do membro superior. As lesões nervosas do plexo braquial podem causar perda da condução do axônio, dos fascículos ou do tronco completo do nervo, podendo existir todas essas variantes em uma mesma pessoa e pode afetar diferentes raízes. Os sinais e sintomas mais comuns sãos fraqueza muscular, atrofia, desequilíbrio muscular com alteração postural, parestesia e dor local ou difusa.


A fisioterapia e a terapia ocupacional são muito importantes no processo de reabilitação. O tratamento deve-se iniciar o mais precocemente possível, com movimentos passivos no início, estimulação sensorial e orientação ao paciente e aos familiares. O tratamento fisioterapêutico da lesão do plexo braquial tem como objetivo a melhora da capacidade funcional através de exercícios ativos resistidos, já o terapeuta ocupacional auxilia o indivíduo na melhora da realização das atividades de vida diária através de treinos com a terapia assistiva.


A lesão de plexo braquial é uma patologia que exige um tratamento multiprofissional. A fisioterapia a e a terapia ocupacional são de extrema importância no processo de reabilitação, visando sempre a melhora funcional do paciente e a melhora da qualidade de vida.




Mariana Abrahão

Fisioterapeuta | Redatora em Saúde Vie Instituto

114 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tumores do Sistema Nervoso Central

Câncer é o nome geral dado a um conjunto de mais de 100 doenças, que têm em comum o crescimento desordenado de células, que tendem a...

Disfagia: o que sabemos sobre ela?

De acordo com o dicionário, a palavra deglutição pode ser definida como o ato de engolir, ou seja, o transporte do conteúdo da boca até o...

Atuação fisioterapêutica na microcefalia

A microcefalia não é uma condição comum. Estima-se que sua ocorrência varie entre 2 a 12 a cada 10000 nascidos vivos nos Estado Unidos....

bottom of page