De acordo com o dicionário, a palavra deglutição pode ser definida como o ato de engolir, ou seja, o transporte do conteúdo da boca até o estômago. A deglutição é uma função vital a todos os seres humanos, e é um processo altamente complexo e dinâmico de extrema importância para a nutrição do organismo.
Qualquer alteração desse processo pode levar à disfagia. A disfagia é um distúrbio caracterizado pela alteração na deglutição, podendo ocorrer em diferente fases da vida, especialmente em idosos, podendo trazer sérias consequências à saúde. Geralmente, os indivíduos com disfagia apresentam os seguintes sintomas:
● Engasgos
● Tosse ao deglutir
● Dificuldade de engolir
● Sensação de alimento parado na garganta
● Aumento do tempo para alimentação
A disfagia deve ser identificada e tratada corretamente por um profissional qualificado. O profissional de fonoaudiologia irá diagnosticar e tratar individualmente cada paciente para possibilitar a recuperação de sua capacidade de deglutir, de suas capacidades funcionais e retorno às suas atividades normais. Além de ser importante para evitar uma possível desidratação ou desnutrição e a consequente perda de peso.
O tratamento pela fonoaudiologia busca retomar a alimentação de forma segura, propondo exercícios específicos e adequados a cada caso que buscam fortalecer, melhorar a sensibilidade e a função das estruturas envolvidas no ato de deglutir, proporcionando um pouco de prazer ao paciente. Além de realizar orientações de como se alimentar corretamente para evitar a disfagia.
Mariana Abrahão
Fisioterapeuta | Redatora em Saúde Vie Instituto
Comments