O desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) se inicia desde a vida intra-uterina. É o processo em que a criança adquire determinadas habilidades. É de caráter progressivo e espera-se que a criança obtenha a capacidade de realizar ações cada vez mais complexas. Essa aquisição de habilidades está presente em diferentes áreas: motora, linguagem e psicossocial.
Deve-se ter o acompanhamento periódico do desenvolvimento neuropsicomotor, observando se há possíveis alterações nesse processo. Estas alterações se tornam aparentes com o passar do tempo e são as primeiras manifestações de possíveis desordens do desenvolvimento.
A identificação precoce dos níveis de desenvolvimento e função motora permite que haja intervenções planejadas que irão otimizar o prognóstico, possibilitando uma tomada de decisão adequada quanto a estratégias para o melhor desempenho. Para conseguirmos avaliar esse atraso motor da criança há instrumentos de avaliação, como a Alberta Infant Motor Scale (AIMS), a qual foi criada para avaliar crianças a termo e pré termo a partir do nascimento até 18 meses de idade ou até a marcha independente.
Essa escala possibilita a avaliação e a identificação precoce de desvios motores. Ela analisa a livre movimentação das crianças, não utilizando manipulações, nem avaliações de reflexos e reações, enfatiza os padrões de movimentos e as habilidades em diferentes situações, além de considerar as variáveis e os subsistemas, tais como: descarga de peso, postura e movimento antigravitacional.
A avaliação é realizada a partir da observação livre da criança. É composta por 58 critérios motores distribuídos em quatro subescalas que descrevem o desenvolvimento da movimentação espontânea e das habilidades motoras nas posturas prono (21 itens), supino (9 itens), sentado (12 itens) e de pé (16 itens). Seu escore é obtido a partir da soma das subescalas e é convertido em um percentil, o qual é agrupado em categorias de desenvolvimento motor.
O desenvolvimento motor é uma manifestação importante do sistema nervoso central e deve ser observado de perto para verificar se há alterações, as quais podem indicar possíveis desordens do desenvolvimento. O diagnóstico precoce através da utilização da escala Alberta Infant Motor Scale é essencial para que as intervenções sejam aplicadas de forma correta para cada criança, visando sempre o ganho funcional delas.
Mariana Abrahão
Fisioterapeuta | Redatora em Saúde Vie Instituto
Comments