Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o sexto país na lista dos países com maior número de vítimas do Acidente Vascular Cerebral (AVC). É a doença responsável por altas taxas de mortalidade, de invalidez e de elevado custo social e econômico.
O AVC é uma condição clínica caracterizada por um déficit neurológico decorrente de um distúrbio na circulação cerebral, podendo resultar em incapacidade e morte. Suas sequelas envolvem alterações motoras, cognitivas e emocionais. As evidências apontam que fisioterapia é efetiva após o AVC, e que quanto maior a intensidade do tratamento, melhores são os resultados.
Uma das ferramentas utilizadas no processo de reabilitação do AVC é a Terapia de Restrição e Indução do Movimento (TRIM). A TRIM foi desenvolvida por Edward Taub em 1970, ele realizou uma rizotomia dorsal em primatas, retirando a sensação somática da extremidade superior e ele percebeu que os primatas pararam de usar as extremidade superior afetada. A restauração do uso foi induzida pela imobilização do membro intacto por vários dias enquanto o membro afetado era treinado.
A TRIM é caracterizada pela restrição do membro superior não afetado, associada a um programa de treinamento intensivo de atividades motoras, visando melhorar ou restabelecer a função motora do membro superior afetado. O protocolo da TRIM consiste em restringir o membro superior não afetado, com um dispositivo semelhante a uma luva, durante 90% do seu dia, para que o indivíduo seja obrigado a realizar suas atividades de vida diária (AVD) com o membro superior afetado, após essa fase, inicia-se o treinamento diário da extremidade afetada por aproximadamente 6 horas por dia. O protocolo completo se caracteriza por 14 dias consecutivos de tratamento.
O treinamento do membro superior com a TRIM é fonte de neuroplasticidade, pois induz a mudanças na plasticidade neuronal, gerando padrões de estimulação sensorial proprioceptiva, sendo uma ferramenta importante de ser utilizada em indivíduos que sofreram AVC. Estimulando a utilização do membro superior afetado, o qual geralmente sofre uma negligência do indivíduo. A TRIM produz melhora na função motora em um período de duas semanas e o efeito do tratamento permanece estável por vários meses após o término da terapia
Mariana Abrahão
Fisioterapeuta | Redatora em Saúde Vie Instituto
Comments